Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sombra Sagrada

"Para mim as árvores sempre representaram a mais sagrada oração. Eu as reverencio estejam elas em tribos, famílias, florestas ou bosques. E  as reverencio ainda mais quando elas são solitárias. Elas são  como pessoas solitárias. Não como os eremitas que fogem de suas fraquezas, mas sim como grandes solitários como Beethoven ou Nietzsche. Nos seus altos ramos o universo canta, suas raízes chegam ao infinito; mas não se perdem por lá, elas lutam com todas as suas forças por uma coisa só : para se preencherem com suas próprias leis, para construirem sua própria forma, para representarem a si próprias.


Nada é mais sagrado, nada é mais exemplar do que uma árvore forte e linda. Quando uma árvore cai e revela seu interior para a luz do sol, é possível ler sua história inteira nos anéis do seu tronco : nos anéis dos anos, suas cicatrizes, todos as lutas, todo os sofrimentos e doenças, toda as alegrias e prosperidades estão lá, escritas honestamente, os tempos difíceis e os fáceis, os ataques que sofreu, as tempestades pelas quais passou.
Árvores são santuários. Aqueles que sabem  como se comunicar com elas, escuta-las, pode aprender a Verdade. Elas não pregam  ensinamentos ou fórmulas, elas pregam as antigas leis da Vida.A árvore diz : Uma castanha está escondida dentro de mim, uma párticula, um pensamento, eu sou uma vida da vida eterna. A tentativa e o risco que a  Grande Mãe fez para mim é única, única é a forma e as veias da minha pele, única é  a menor folha que brinca no meu tronco. Eu fui feita para formar e revelar o Eterno no meu menor detalhe.

A árvore diz : minha força é a verdade. Eu nada sei sobre meus genitores, nada sei sobre milhares de crianças que  todos anos na primavera brincam sob a minha sombra. Eu vivo o segredo de minha semente até seu final, e nada mais me importa. Eu acredito que Deus está em mim. Eu acredito que meu destino é sagrado. É nessa verdade que vivo.
Quando estamos sofrendo e não conseguimos mais suportar viver, a árvore tem algo a nos dizer : Força ! Força ! Olhe para mim ! A vida não é fácil ! A vida não é difícil tampouco. Esses seus pensamentos são infantis. Deixe que Deus fale dentro de você, e então seus pensamentos se silenciarão. Você está ansioso porque seu caminho está te levando para longe de sua Mãe e  da sua Casa. Mas a cada passo e dia após dia seu caminho te levará de volta para sua Mãe. Sua casa está dentro de você caso contrário ela não estará em lugar nenhum.
Tenho vontade de verter lágrimas quando escuto o barulho das árvores ao vento de noite. Se  escutamos silenciosamente por um longo tempo, ele nos revelará seu segredos.  Não é tanto uma questão de escapar de seu sofrimento, embora assim  possa parecer.É uma saudade de Casa, para uma memória da Mãe, para novas metáforas para sua vida. Todo caminho leva para a Casa, cada passo é um nascimento, cada passo é a morte, cada tumba é a Mãe.

As árvores possuem longos pensamentos, longos suspiros e meditações, e uma longa vida. Elas são muito mais sábias do que nós. Quando conseguimos aprender como escutá-las, então a brevidade de nossas vidas, a nossa correria e nossos temores ganham uma incrível satisfação. Aquele que aprende a como escutar as árvores aprenderá a não mais  ambicionar  se tornar um estereótipo, e sim  apenas ser a sua própria essência. Isso é a Casa. Isso é felicidade." 
Texto de Herman Hessse

Nenhum comentário:

Postar um comentário